Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.
Além disso, em alguns países como os da União Europeia ele é obrigatório. Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas?
Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste post vamos te explicar melhor como funciona o seguro viagem.
O que é a cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem?
A cobertura para despesas médicas hospitalares consiste no valor disponibilizado para eventualidade médicas de acordo com o plano contratado.
Essa cobertura garante o reembolso de despesas médicas emergenciais ou para o tratamento imediato decorrido de acidente pessoal ou doença aguda contraída durante a viagem.
Em caso de alguma eventualidade, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice.
A ligação pode ser feita à cobrar (Collect Call) de qualquer telefone fixo no exterior. Algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio.
Ao entrar em contato, o segurado deve informar a necessidade do atendimento e, em seguida, a seguradora o encaminhará ao hospital e/ ou rede credenciada mais próxima.
Como é realizada o pagamento das despesas médicas hospitalares?
O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas:
Através da seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito pela seguradora diretamente com o hospital e/ou rede credenciada
Através do reembolso das despesas: neste caso, o segurado arca com as despesas médicas em um primeiro momento e depois solicita o reembolso à seguradora, mediante toda documentação apresentada e de acordo com as condições gerais das mesmas.
Fique atento: É de extrema importância que o segurado solicite ao hospital, no momento da sua saída, o relatório médico da sua internação e/ou atendimento, tanto para o acionamento da cobertura médica quanto para o reembolso.
Esse relatório deve conter o motivo pelo qual ele foi atendido e todos os procedimentos que foram realizados, bem como a relação de valores gastos.
Como preencher o endereço da cobrança em nome da seguradora?
Na hora de decidir como será feito o pagamento das despesas médicas o segurado deve estar atento à alguns detalhes.
Se o cliente optar pelo uso da cobertura médica hospitalar através do pagamento faturado direto para a seguradora, é de extrema importância que ele preencha o cadastro do hospital com o endereço da seguradora. Mas atenção: tanto o campo do endereço de cadastro (Home Address), quanto o endereço de cobrança (Billing Address) devem ser preenchidos com o endereço da seguradora! Esse endereço é disponibilizado na apólice do cliente.
Preenchendo corretamente esses campos, o cliente evita qualquer mal entendido e/ou recebimento de cobrança da fatura em sua casa.
Como preencher o endereço de cobrança quando solicito reembolso?
Caso o segurado opte pelo recebimento da cobertura de despesa médica hospitalar através de reembolso em conta é importante saber :
O cliente precisa solicitar o reembolso dentro de 30 dias úteis após o término da vigência da apólice.
É preciso apresentar passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, ou outra documentação que permita constatar as estadias fora do domicílio habitual do contratante.
É necessário apresentar relatórios com a clara indicação de diagnóstico, histórico clínico, formulário de admissão emitido pelo prestador da assistência e informações detalhadas dos atendimentos prestados.
Quando o atendimento se der fora da rede credenciada, o segurado deve apresentar notas fiscais originais dos gastos, sendo que, no caso de medicamentos, deverão concordar em qualidade e quantidade com a receita médica apresentada.
Se você quiser mais informações basta consultar o check list disponibilizado pela seguradora contratada.
O que está incluso na cobertura de despesas médicas?
A cobertura de despesas médicas hospitalares é validada e autorizadas apenas para eventualidades médicas durante a viagem.
Despesas com consultas médicas de rotina e/ou para obtenção de receitas médicas visando à prescrição de medicações tomadas habitualmente como, por exemplo, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, anticoncepcionais, entre outros, não são cobertas, exceto se diretamente relacionadas a quadro clínico de emergência.
Como é feita a cobrança das despesas hospitalares ?
Em 95% dos casos, principalmente nos EUA, a cobrança dentro dos hospitais é feita de forma desmembrada.
Isso quer dizer que hospital não emite somente uma fatura com o total dos gastos. Os serviços de cobrança das despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento realizado possui seu próprio meio de cobrança.
Exemplo: se você fizer um exame de sangue a cobrança será feita pelo laboratório responsável pela coleta de material, já se precisar fazer uma radiografia, a cobrança será feita por outra empresa e assim por diante.
Devido a este modelo de cobrança dos hospitais no exterior, pode acontecer de gerar até 18 faturas diferentes para um único problema de saúde. Por isso, esteja atento e guarde todas elas para evitar contratempo no futuros, ok?
Ah, fique atento: O prazo para finalizar o pagamento das faturas dependerá de como os agentes envolvidos se comportarão no processo.
Para entender melhor, criamos um vai um modelo que mostra do início ao fim o fluxo entre notificação de cobrança e pagamento finalizado.
Recebimento de fatura pelo cliente:
O cliente é notificado pelo hospital que tem uma fatura em aberto em seu nome (isto acontece quando o cliente preenche o cadastro no hospital colocando o seu endereço para cobrança).
O cliente deve encaminhar para a seguradora o documento recebido para início dos trâmites comunicativos entre a seguradora/cliente/hospital.
A seguradora abre uma solicitação para que o hospital aceite a mudança da cobrança. Isto quer dizer que ela passa a ser responsável pelas tratativas (conferência/auditoria/pagamento). Esta parte é a mais demorada, os hospitais tendem a demorar bastante nessa aceitação e troca para o nome da seguradora.
Após o recebimento da fatura em nome da seguradora, inicia-se a auditoria das despesas médicas, para saber se os procedimentos adotados têm a devida cobertura contratada e, também, se os valores cobrados estão de acordo com os preços praticados no mercado.
Feita a auditoria caso haja conformidade, a seguradora encaminha o pagamento.
Se houver discrepâncias, a seguradora solicita ao hospital a averiguação das cobranças.
Ao receber a fatura corrigida, a seguradora a encaminha para o pagamento e comunica as partes (cliente e hospital) deste processo feito.
O hospital costuma, dentro do prazo de 30 dias após pagamento, atualizar seu banco de dados com a informação de pagamento realizada. Alguns deles costumam disponibilizar em seus portais o acesso ao cliente sobre o status do seu atendimento.
É importante se atentar que estes processos podem demorar até 1 ano para serem totalmente solucionados, e você pode acompanhá-los através dos sites das seguradoras.
*****
Comentarios