A tradição azerbaijana de tecer tapetes é uma das artes e ofícios mais antigos do país e remonta ao segundo milênio AC. Devido ao seu alto valor estético, esses tapetes vibrantes têm sido usados no Azerbaijão para cobrir pisos, decorar paredes internas, sofás, cadeiras, camas e até mesmo mesas.
Faig Ahmed é um artista internacionalmente reconhecido de Baku, no Azerbaijão, conhecido por transformar esses tapetes clássicos em impressionantes obras de arte contemporânea. "Suas obras reimaginam artesanatos antigos e criam novos limites visuais ao desconstruir tradições e estereótipos", diz a descrição na página de Faig Ahmed no Facebook. Normalmente, seus tapetes hipnotizantes começam como um padrão clássico, mas depois se transformam em um obstáculo ou falha. Alguns tapetes se transformam em versões pixeladas de si mesmos, alguns derretem em um redemoinho multicolor e alguns são refeitos em mandalas de aparência única. A lista continua. E não importa o que esse artista decida criar, cada uma de suas peças é absolutamente deslumbrante.
Bored Panda convida você a conhecer algumas das peças mais impressionantes criadas a partir dos tapetes tradicionais do Azerbaijão pelo artista Faig Ahmed.
Mais informações: faigahmed.com
"Ahmed está entre uma nova onda de artistas contemporâneos que exploram o artesanato de maneiras inovadoras para produzir obras conceituais que fogem das convenções associadas ao artesanato, trazendo-o para um contexto de arte contemporânea global. Ahmed explora novas formas visuais que examinam a tradição e desafiam nossa percepção de tradições por meio de objetos culturais icônicos ”, diz a descrição na página do artista no Facebook.
Comments